13 estratégias dos Supermercados para Induzir Compras

Olá flores! Como vocês estão???
Muitas pessoas já sabem que as redes de supermercado utilizam técnicas para nos fazer gastar mais. Mas quais são essas técnicas?? Você sabe??? Eu tinha essa dúvida e acho que também é a dúvida de muita gente.
Neste post eu descrevo 13 estratégias usadas pelos supermercados que eu aprendi. Fique sabendo quais são, siga as dicas e economize seu suado dinheiro. Fiquem de olho!



1. O carrinho de compras

O carrinho grande, incentiva e possibilita consumir mais. Você acaba comprando mais para preencher os espaços vazios. Propositadamente, os supermercados tem um número limitado de carrinhos pequenos e cestinhos. 


2. Padaria e floricultura logo na entrada

São os departamentos que oferecem a maior margem de lucro. Na entrada da loja, o carrinho de compras ainda está vazio e o consumidor ainda não está tão preocupado com sua conta do supermercado.

Outro fator, que mexe com nossos sentidos, é o cheio de um bolo ou de um pão recém saído do forno e o aroma das flores. Nossas glândulas associadas ao aroma são estimuladas e as compras por impulso são incentivadas pelo inconscientemente.


3. Produtos lácteos no final da loja

Produtos com lactose (iogurtes, queijos etc) são os mais consumidos, por isso eles são colocados no fundo da loja ou nos corredores mais distantes da porta. Como são produtos essenciais, a maior parte dos consumidores os procurarão e serão obrigados a passar por todo o supermercado.


4. Gôndolas grandes 

As gôndolas/prateleiras são estrategicamente posicionadas formando grandes corredores. Não é possível desviar para direita ou para esquerda, é necessário passar por toda sua extensão para ir a outra gôndola ou corredor. Tendo que dar toda a volta, você acaba observando o que tem no caminho e acaba levando coisas que não estavam na sua lista.


5. Produtos mais comprados são posicionados à direita

Pesquisas apontam que os consumidores tendem a caminhar da direita para a esquerda devido a facilidade de seguir o fluxo de movimento, por essa razão, os produtos mais comprados e os mais cativadores são posicionados sempre na gôndola da direita do corredor.


6. Produtos mais propícios a venda e mais lucrativos ficam na altura dos olhos

No corredor de cereais, por exemplo, as embalagens tamanho família e de marcas menos populares são posicionadas na parte inferior da prateleira. Cereais diet/light são posicionados na parte superior. E os cereais de marcas famosas e mais caras são posicionadas no centro, exatamente na linha de visão normal de uma pessoa de estatura média.


7. Produtos na linha de visão das crianças

Salgadinhos, doces, bombons, cereais com açúcar são geralmente posicionados na altura de uma criança de 7 anos para possibilitar que elas os alcance e implorarem aos seus pais que comprem.


8. Degustação

Stands de degustação de novos produtos obrigam os consumidores a pararem e geralmente ficam na curva, entre um corredor e outro. Isso porque faz a circulação de pessoas ficar mais lenta, dando a oportunidade para a promotora de vendas incentivar os consumidores a experimentarem o produto, induzindo a compra.


9. O tamanho do supermercado e o movimento

Lojas muito cheias deixam as pessoas estressadas e fazem com que as pessoas passem menos tempo comprando. Menos tempo na loja significa menos compras por impulso, menos lucro. Diferenças culturais e regionais são levadas em conta. Asiáticos tendem a ser mais tolerantes em ambientes cheios, enquanto que os ingleses são menos tolerantes.


10. Cores e design

Cores quentes atraem mais consumidores. Cores descoladas incentivam contemplação e venda.


11. Música ambiente

Música calma faz com que as pessoas demorem mais para comprar e gastem mais dinheiro. Música alta faz com que andem rapidamente pela loja, neutralizando as estratégias e reduzindo as compras. A música clássica faz as pessoas comprarem produtos mais caros.


12. Gôndolas na saída

Os bombons e salgadinhos supérfluos são posicionados próximo ao caixa onde provavelmente haverá uma espera na fila e um tempo do operador somar a quantia dos produtos comprados. Consumidores desatentos compram por impulso e aumentam mais um pouco sua conta no final sem perceberem.


13. Cartões de compra específicos do supermercado

Estes cartões fazem com que consumidores comprem regularmente no mesmo lugar, além de oferecer ocasionalmente descontos. É uma faca de dois gumes pois permite ao supermercado um acompanhamento de todas as compras realizadas pelo cliente para estudos de comportamento.



Dicas para não cair nessas armadilhas
1° Faça uma lista antes de sair de casa. Vá em cada cômodo da sua casa, olhe as prateleiras e gavetas e pense o que você precisa comprar. Anote.

2° Revise sua lista. Pergunte a si mesma se aquele item é realmente necessário.

3° Alimente-se antes de sair de casa. Com o organismo saciado as chances de você comprar por impulso serão menores. 

4° Evite levar crianças. Elas são mais suscetíveis as cores e aromas. Se levar, alimente-as antes de sair de casa.

5° Utilize o carrinho menor ou o cestinho.

6° Procure fazer as compras começando pelo fundo da loja e indo em direção ao caixa. Evite ficar dando voltas.

7° Olhe todo o corredor dos dois lados. Olhe todos os produtos semelhantes antes de pegar o primeiro que vê na frente.

8° Se quiser experimentar as degustações, faça-o no final das compras e deixe para levar na próxima compra.

9° Conscientize-se das estratégias usadas pelos supermercados. Quem paga a conta é você.

10° Evite ficar dando voltas. Seja objetiva. Sobrará mais tempo do seu dia para fazer outras coisas.

11° Fiquem atentas aos dias de promoções especiais. 

12° Só compre o que estiver na sua lista. 



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Beijos no coração :)

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